IVÁN ORIZAGA
Iván Orizaga Villaseñor é um diretor de fotografia mexicano, formado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e com Mestrado em Cinematografia pela École Nationale Supérieure d’Audiovisuel (ENSAV), em Toulouse, França (2023). Seu trabalho abrange desde a ficção até a publicidade e o setor corporativo.
Entre seus créditos como Diretor de Fotografia, destacam-se os curtas-metragens Calaverita (dir. Andrea Crespo, 2018), As avós são bruxas (dir. Yolanda Orizaga, 2019) e Ada Office (dir. Carlos V. Diupotex, 2021), além da série web Fobias (dir. Jorge Amarilla, 2017–2018).
Paralelamente à sua carreira como diretor de fotografia, Iván desenvolveu uma trajetória como roteirista, com títulos como Deixa pra lá — Seleção Oficial no Shorts México 2012 — e Um amor platônico na Torre de Babel, Seleção Oficial no Shorts México 2015 e no Oaxaca FilmFest 2016.
Em sua faceta como diretor, recebeu o Prêmio da Curadoria no Festival Entretodos 2021 (São Paulo, Brasil) com o cineminuto A bela normalidade, também reconhecido com Menção Especial no DepicT! Short Film Festival (Bristol, 2021) e com o Prêmio do Júri “Habitant” no festival de curtas Des Courts en Bas des Tours (Toulouse, 2022).
Iván também colaborou como Assistente de Produção nas áreas televisiva, cinematográfica e audiovisual. Sua experiência inclui períodos de formação em canais como TV UNAM e Cadena 3, além de colaborações com produtoras independentes.
